coletivo transarte

O Coletivo TransArte surgiu no ano de 2008 e é formado exclusivamente por artistas transvestigêneres. A história do coletivo tem início com o projeto Damas em Cena, dedicado à formação artística de atrizes travestis e transexuais.

Em 2015, por conta da inclusão dos homens trans, o coletivo passa a se chamar Transarte. A trajetória também tem forte relação com o festival homônimo, um evento multilinguagem que aborda os temas de identidade de gênero e sexualidade, apostando na diversidade de agentes e no conteúdo colaborativo.

Durante os 09 anos de existência, o Transarte tem aprofundado seu compromisso coletivo com a inclusão, capacitação, empregabilidade, representatividade e criação de redes afetivas para xs artistas trans.

HISTÓRICO DE TRABALHO

2008 - criação da oficina DAMAS EM CENA

2009/2011 - espetáculo TRANSTCHECOV, direção de Celina Sodré

2010/2011 - projeto GUERRA E PAZ (participantes da Oficina Damas em Cena integraram o elenco o projeto do Instituto do Ator)

2013 - DAMAS EM FOCO (exibição de filmes com temática trans, seguida de debate)

2015/2016 - DAMAS EM CENA (retorno das oficinas)

2016 - espetáculo MULHERES DE TEBAS, direção de Carol Caju e DANDARA ATRAVÉS DO ESPELHO, direção de Diego Deleon (parceria com o coletivo Prática de Montação); FESTIVAL TRANSARTE.  

2017 - OCUPAÇÃO TRANSARTE em Belo Horizonte

2018 - 3° edição do FESTIVAL TRANSARTE;

- espetáculo MONSTRO, PROSTITUTA, BICHINHA - OS SONHOS DE VALDIRENE, direção de Dandara Vital e performance VINDE COMO ESTÁS, pela residência com diretor inglês Kit Redstone, Grupo Rhum & Clay e Fabiano de Freitas (co-diretor convidado)

2019 - 4° edição do FESTIVAL TRANSARTE

Integrantes

Equipe criativa: Dandara Vital, Kaique Theodoro, Ketlheenn Cajueiro, Ralph Duccini, Rebecca Goto e Vanessa Alves
Direção de Produção: Dandara Vital
Produção Executiva: Ralph Duccini
Assistente de Produção: Rebecca Goto


Contato:

Dandara Vital 

contatodandara@hotmail.com