frente_site_fundo09_opacidade25.jpg

Quem Somos

Somos a FRENTE, uma rede de apoio mútuo e produção coletiva, formada por 22 grupos de teatro do estado do Rio de Janeiro, que se uniram para enfrentar os desafios impostos à cultura na atualidade.

A FRENTE surge no final de 2018 a partir de um chamado do diretor Leandro Romano, do Teatro Voador Não Identificado, como provocação aos grupos para uma nova ação em rede. Hoje existimos de forma mais ampliada e contamos com coletivos de toda a região metropolitana do Rio de Janeiro e de algumas cidades do interior do estado. 

Diante do momento urgente em que a cultura tem sido vilipendiada no nosso país, a FRENTE reúne esses artistas de teatro na sua mais ampla diversidade. E o que nos une e nos constitui é específico: a sobrevivência do teatro e dos nossos coletivos nas suas múltiplas pesquisas e linguagens. Para isso, pensamos juntes em novas estratégias de produção, formação, relação com o público / recepção, buscando descentralizar nossas atividades dos locais mais privilegiados em termos de acesso à cultura, criando meios para a maior circulação dos nossos trabalhos pelas cidades do estado do Rio de Janeiro. 

A FRENTE é também uma iniciativa de auto-ajuda. Na união em rede também buscamos promover pontes entre nossos diferentes públicos. Dentre as ações coletivas que realizamos estão intercâmbios de linguagens, trabalho de formação contínua, compartilhamentos de tecnologias, sustentabilidade e o fortalecimento de espaços alternativos. Propomos, através do encontro e da escuta, caminhos de enfrentamento ao desmonte cultural do país, sendo uma ruptura ousada diante da necropolítica imposta pelo tempo presente. 

Após nosso lançamento com a 1ª Mostra Frente Teatro RJ, realizada no município de Paracambi, a FRENTE foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro no segundo semestre de 2019 na categoria Inovação.

FRENTE é uma plataforma real e virtual. Aqui no site, disponibilizamos parte de nossos trabalhos em vídeos, fotos, textos, áudios, para que sejamos cada vez mais acessíveis uns para os outros e para todos os públicos do teatro. 

 

A FRENTE é composta pelos seguintes grupos:

Brecha Criação e Pesquisa

Centro Experimental de Teatro e Artes (CETA)

Cia Cerne

Coletivo Egrégora

Coletivo Sala Preta

Coletivo Transarte

Coletivona

Complexo Duplo

Companhia KarmaCírculus Teatro

Companhia Teatral Queimados Encena

Dragão Voador

Foguetes Maravilha

Gestopatas

Grupo Código

Miúda

Multifoco Companhia de Teatro

Peneira

Teatro Comercial

Teatro de Extremos

Teatro Inominável

Teatro Voador Não Identificado

Uivo Coletivo

Artefatos Luminosos é parceira da FRENTE.